Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), que compreende uma área de aproximadamente 200 mil hectares, foi criado em 3 de abril de 1972, por meio do Decreto nº 70.355 e está situado na região sudoeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de São Roque de Minas, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio e Vargem Bonita.

Do total da área decretada, 71.525 ha estão com a situação fundiária regularizada, ou seja, sob posse e domínio do Ibama, enquanto os outros 130.000 ha são constituídos por propriedades/posses, não estando ainda regularizados.

Baú ou Canastra

A denominação da região como “Serra da Canastra” prende-se à tradição bandeirante de nomear os acidentes naturais como marcos sinalizadores dos seus roteiros. “Canastra” é um antigo vocábulo português de origem grega, utilizado para denominar um tipo de arca móvel, rústica, de formato retangular, que muito provavelmente os próprios bandeirantes carregavam em suas tropas. 

A semelhança desse objeto com a forma da serra, vista a distância, certamente foi o principal motivo de designação do local, o que em muito auxiliou vários viajantes na travessia da região.